Blog

2907-comprimida

Sugestões para reduzir o trânsito nas áreas urbanas

Há tempos, o trânsito é um dos grandes problemas enfrentados por grandes metrópoles. Um exemplo, bastante de conhecido são os congestionamentos da cidade de São Paulo, que atingiu em 2018 números elevados, de cerca de 208 km. 

No entanto, com o maior acesso aos veículos de passeio, deixou de ser apenas exclusividade dos grandes municípios. Atualmente, municípios menores passaram a enfrentar este mesmo problema, em proporções equivalentes ao seu número de habitantes.

Ao longo desta leitura, iremos medidas que podem ser adotadas para minimizar a reduzir o trânsito. Acompanhe!

A importância do transporte público
Uma simulação realizada pelo Jornal Folha de São Paulo, apontou que um ônibus pode aproveitar o espaço 22 melhor do que um carro. 

Estima-se que em São paulo 1 ônibus, que equivale 50 metros quadrados, costuma transportar em média 48 pessoas. 

Já a média de pessoas por veículo seja de 1,2 pessoas. Com base nessa simulação, para que fosse possível transportar essa mesma quantidade de pessoas por meio de veículos particulares, seria necessário em média 40 veículos. O que equivale a 840 metros quadrados.  

Como direcionar os Investimentos em transporte público 

Nesse sentido, investir em transporte público de qualidade, é uma das principais medidas a serem adotadas pelos municípios, a fim de fazer com que os motoristas deixem os seus veículos em casa e passem a utilizar o transporte público. E assim reduzir os impactos do trânsito no município. Para isso é necessário:

  • Aumentar o número de veículos na frota
  • Capacitar os profissionais que atuam no sistema 
  • Investir em climatização nos ônibus
  • Demarcar faixas exclusivas para ônibus
  • Oferecer passagens a preços condizentes com a realidade população
  • Investir em um sistema integrado e inteligente

É evidente que este tipo de processo, pode ser complexo a princípio, pois demanda a aplicação de recursos, implementação de novos sistemas, processo de licitação entre outros fatores. 

Mas com planejamento adequado, e empenho é possível aumentar a frota de forma eficiente, e oferecer mais facilidades à população.   

Investir em sistemas alternativos de transporte
Além dos já tradicionais sistemas de transporte público, como metrô, trem e ônibus. Outras medidas que têm sido adotadas para reduzir os impactos do trânsito nos municípios, é aplicação de sistemas alternativos como: 

  • Veículo leve sobre trilho (VLT)
  • Ciclovias – Locação de bicicletas
  • Aeromóvel – como adotado em Porto Alegre 
  • Elevadores – como o utilizado em Salvador

Central de inteligência para o trânsito
Para tornar a locomoção do trânsito mais eficiente, é necessário contar com o apoio de uma central de inteligência, através de câmeras espalhadas pelas regiões onde há maior fluxo de veículos no município.

Além disso, é preciso contar com uma equipe capacitada para gerenciar e atuar de maneira assertiva, nas ações  a serem desenvolvidas no sentido de reduzir os impactos do trânsito.  

Definir melhores horários para carga e descarga de veículos
Apesar de parecer ser uma medida de menor impacto, redefinir os horários de carga e descarga de veículos em locais de maior circulação de veículos, pode ajudar a evitar possíveis transtornos. 

Pois imagine uma carreta de grande porte, se deslocando na região central do município, e o veículo precisa parar para fazer uma descarga de produtos justamente em “horário de pico”. 

É bastante provável que em poucos minutos haverá um fluxo grande de carros e de motos impedidos de passar, gerando transtornos e um congestionamento concentrado naquela determinada região.

Nesse sentido, é possível definir o horário de carga e descarga para horários de menor fluxo de veículos na região. 

Implementar um sistema eficiente de estacionamento rotativo público
O estacionamento em vias públicas, quando mal administrado também pode oferecer problemas, ocasionar um maior trânsito em determinadas regiões do município. 

Com maior dificuldade encontrar uma vaga, por exemplo, o motorista reduz a velocidade. Ou ainda, acaba estacionado em locais irregulares dificultando a passagem de outros veículos. 

Para solucionar esses e outros problemas, basta implementar o Parking S2, um sistema eficiente de estacionamento rotativo público. 

Saiba mais detalhes sobre o nosso sistema,  entrando em contato com nossa equipe de especialistas.https://s2parking.com.br/contato/

Related Posts

Deixe um comentário