Blog

A chegada da Covid -19 (Coronavírus), pegou todo o mundo de surpresa. E por mais bem preparados que os municípios estivessem, todos eles acabaram sofrendo com os impactos da pandemia. 

 Atualmente, diversos municípios já vem flexibilizando a quarentena, sem saber quais serão os efeitos dessas medidas no que diz respeito não só a saúde, mas também as questões de mobilidade urbana e segurança na hora de estacionar em vagas públicas.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre a importância dos municípios se adaptarem à nova realidade imposta pelo Coronavírus

 

Atenção a mobilidade urbana

 

A mobilidade urbana, ou seja, a facilidade de deslocar não só pessoas mas também os bens em um cidade, tem objetivo importante que é o de promover relações sociais e econômicas em município.

Mas com a flexibilização da quarentena, um dos principais desafios enfrentados pelos municípios é justamente como permitir o deslocamento das pessoas seja nos ônibus, nos metrôs e até mesmo nos carros, sem aumentar o número de pessoas infectadas?

 As questões que envolvem a mobilidade urbana, são de fato um verdadeiro desafio para os municípios em todo país. Mas os setores responsáveis como a secretaria de trânsito e órgãos competentes, precisam ter atenção ao problema, e se preparar para evitar o aumento da disseminação da Covid-19. 

Embora não haja uma solução específica que resolverá todos os problemas, existem algumas medidas que podem contribuir positivamente para amenizar os impactos do Coronavírus, com a flexibilização da quarentena.    

 

Alternativas ao sistema de transporte público

 

O transporte coletivo tem sido um dos principais temas de debates, quando o assunto é o contágio da Covid-19, principalmente nos grandes municípios e nas metrópoles onde circulam diariamente milhares de pessoas. 

Por isso, além de proporcionar mais higienização dos transporte públicos, é necessário também incentivar meios alternativos para minimizar o número de pessoas que utilizam o transporte público, sem sobrecarregar as vias públicas. Veja algumas sugestões: 

 

1- A pé ou de bicicleta 

 

Através de campanhas e mensagens nos canais de comunicação da prefeitura, é possível incentivar as pessoas a andarem a pé, ou utilizarem a bicicleta para se deslocar até o trabalho, escola, e outros locais, é um das formas de reduzir o volume de pessoas utilizando o transporte público. 

 

2- Aplicativos de transporte e de compartilhamento

 

 Ou uso de aplicativos de transporte como Uber, Cabify, 99 e outros, também são forma eficientes de reduzir o número de pessoas usando o transporte coletivo. Os aplicativos de compartilhamento de veículos e de carona podem ser soluções eficientes para minimizar os impactos da Covid -19.   

 

3-  Sistema de gestão de vagas eficiente 

 

Além disso, uma forma bastante eficaz de melhorar a mobilidade urbana e reduzir o risco de contágio do Coronavírus, é adotar um sistema inteligente de gestão de vagas públicas. 

Com a implementação do sistema da s2 Parking em seu município, os motoristas poderão baixar um aplicativo, onde terá acesso a diversos recursos: 

 

  • Se cadastrar e criar um conta online no aplicativo;
  • Consultar vagas mais próxima disponíveis através do mapa; 
  • Comprar tickets através do aplicativo, sem precisar ter contato com vendedor;
  • Pagar apenas pelo tempo que irá permanecer na vaga, através de cartão de crédito;
  • Verificar o histórico de utilização e se ainda possui saldo disponível, entre outros recursos;

 

Dessa forma, é possível manter o distanciamento social necessário e ainda ter acesso a vários recursos que facilitam o dia a dia dos motoristas e colaboram diretamente para mobilidade urbana.  

 

Entre em contato conosco!

 

Seu município ainda não conta com um s2 Parking. Entre em contato com a nossa equipe, e conheça os recursos do nosso sistema. 

Continue acompanhando os artigos que preparamos aqui em nosso blog, e saiba mais sobre o assunto! 

Related Posts

Deixe um comentário