Blog

Como anda a rotatividade das vagas públicas em seu município?

Em muitos municípios, encontrar uma vaga para estacionar em locais públicos, é um grande desafio. Principalmente naquelas ruas de maior rotatividade, como no centro e nas regiões ao redor.

Se este é um problema frequente em seu município, saiba que existe uma solução eficiente para reduzi-lo. No artigo de hoje, vamos falar sobre como é possível gerar mais rotatividade nas vagas públicas do município, através do sistema de gestão de vagas da s2 Parking. 

 

Falta de rotatividade: O grande desafio dos municípios

 

De acordo com o levantamento feito pelo Observatório das Metrópoles, entre 2008 e 2018 houve um aumento de cerca de 77% da frota de carros no Brasil. 

Com o aumento da frota de veículos, os grandes e até mesmo os pequenos municípios, enfrentam quase que diariamente o problema de falta de rotatividade das vagas públicas. 

E quando encontrar uma vaga em local público se torna um desafio, os motoristas acabam passando um longo período “rodando” em baixa velocidade a procura de uma vaga, fazendo com que o trânsito fique mais sobrecarregado. 

Nos horários de “pico” onde o número de pessoas circulando de carros é maior, este problema acaba se tornando pior interferindo diretamente na mobilidade urbana da região. 

 

Erro na gestão de vagas públicas que pode custar caro

 

Em muitos municípios no país, ainda é comum fazer a gestão das vagas públicas por meio de anotações em papel. Este é um erro, que pode estar custando caro não só para os cofres públicos, mas também para a questão da mobilidade urbana. 

Para que você entenda melhor sobre o assunto, imagine a seguinte situação. 

O motorista estaciona na região central, e não encontra o monitor para comprar o seu cartão de zona azul. Devido a pressa ele vai ao seu compromisso sem colocar o cartão no carro, e deixa o veículo parado por um período muito maior do que o permitido. 

Por sua vez, o monitor está tão ocupado com alta demanda da região que acaba passando despercebido aquele carro que está sem o cartão de zona azul. 

A consequência disso, é que outros veículos não podem estacionar naquela vaga e ficam circulando na região até encontrar um local para parar, essa falta de rotatividade e gera congestionamento na localidade. 

Agora imagine situações como esta ocorrendo frequentemente em seu município. Esses fatores podem impactar na mobilidade urbana da região e ocasionar um déficit de arrecadação para o município.  

 

Qual a melhor alternativa para este problema?

 

Uma alternativa eficiente para resolver o problema da rotatividade das vagas é adotar um sistema de gestão de vagas inteligente. Dessa forma, o município passa ter mais controle das vagas e da arrecadação.  

 

Como o s2 Parking pode contribuir com o município?

 

O S2Parking é a solução mais completa de estacionamento rotativo público, uma solução de ponta, focada em objetividade, praticidade e resultado

Através do nosso sistema gerenciamento, disponibilizamos uma suite de aplicativos voltada para os usuários, monitores, fiscais e postos de venda. 

Por sua vez, o município passa a ter controle total das informações como monitoramento online, índices operacionais, acompanhamentos dos agentes entre outras  ações. Tudo isso em tempo real, de forma transparente para uma tomada de decisão mais rápida, ágil e eficiente.

 

Entenda melhor como funciona na prática

 

Logo após o seu município implementar o sistema do s2 Parking, o motorista faz o cadastro no aplicativo e sempre que precisar estacionar ele verifica a vaga mais próxima disponível e faz a ativação da vaga de qualquer lugar. Através do próprio aplicativo, o motorista faz o pagamento pelo tempo que permaneceu na vaga. 

Os fiscais e monitores fazem a supervisão da situação dos veículos nas vagas públicas. E a concessionária e a secretaria de trânsito do município tem total controle das vagas e da arrecadação. 

Quer adotar essa solução completa em seu município? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Related Posts

Deixe um comentário