Blog

Já falamos aqui no blog inúmeras vantagens de como um estacionamento rotativo trás grandes benefícios para qualquer cidade.

O ato de estacionar envolve mobilidade urbana e contribuição para transformar sua cidade em uma cidade inteligente.

Principalmente em tempos de discussão sobre o uso correto dos recursos do nosso planeta, pensar em sustentabilidade torna-se algo essencial.

Por isso, neste artigo iremos destacar como o fato de estacionar utilizando um sistema de estacionamento rotativo pode contribuir para diferentes áreas de melhorias.

Qual a importância de se estacionar?

A baliza pode ser uma das coisas mais difíceis de fazer quando aprendemos a dirigir, não é mesmo?

Mas com o passar do tempo, vamos adquirindo prática e então percebemos que em grandes centros, mais complicado que uma baliza, é achar uma vaga em via pública.

Podendo ser um problema para muitos, afinal, a falta de mobilidade dentro das grandes metrópoles, interferem em mais liberação de gases poluentes, congestionamentos, entre outros fatores.

Com isso, já parou para pensar que o ato de estacionar tem um impacto muito maior do que apenas guardar o seu veículo de forma segura?

Estacionar interfere até na gestão do nosso tempo. Na Europa e nos EUA, 30% do congestionamento é ocasionado por pessoas em busca de vagas.

Isso, além de causar estresse nos motoristas, ainda aumenta a poluição sonora e atmosférica.

De acordo com Jean-Paul Rodrigue, especialista em geografia de transportes, as pessoas gastam em média, cerca de 10h por ano, procurando uma vaga para estacionar o carro em vias públicas.

Por isso, para que você economize tempo e se preocupe apenas em aproveitar algumas das comodidades da vida, um sistema de estacionamento rotativo é essencial.

Até mesmo para assegurar que consiga estacionar com segurança.

Cuidados ao estacionar seu carro

Este momento é a hora pela qual você precisa manter a calma. Respire, e em e comece a se preparar para estacionar, diminua a velocidade, você consegue observar a distância e não bater a roda na guia.

Ajuste também corretamente o retrovisor, para ter mais noção do espaço e depois disso, tenha atenção a práticas que podem prejudicar seu carro:

  • Em estacionamentos que tenham a posição 90 graus, ou aqueles inclinados, é preciso tomar muito cuidado para não avançar demais e encostar a frente no meio fio. A parte de baixo da carroceria, o para-choque e a saia protetora podem ser gravemente danificadas;
  • Em descidas, esqueça a ideia de estacionar prensando o pneu na guia. Isso pode danificar a borracha, afetando as bandas de rodagem. Outra alternativa é parar com a roda apontada para a calçada, sem encostar o pneu. Não se esqueça de deixar o veículo engatado em primeira marcha, com o freio de mão puxado.

Segundo esses passos, é certeza que não terá problemas!

Por que cuidar das vagas de um estacionamento rotativo?

Estacionar corretamente, evitando danos ao carro, é uma prática que vem com o tempo. Procure estar sempre atento e focado.

Alguns dos principais problemas que têm sido cada vez mais presente nos nos municípios é a incidência de pessoas “guardando e vendendo vagas” para cuidar de veículos em troca de moedas nas ruas.

Isso ocasiona problemas de segurança para os motoristas e para a população, que se vê à mercê dos “cuidadores de vagas”.

Além disso, outro grave problema que comumente ocorre também são os motoristas que estacionam em locais inadequados seus veículos como, por exemplo.

Nesse sentido, uma das formas mais eficientes de minimizar os impactos desses problemas é através da implementação de um sistema de gestão de vagas eficaz.

Com ações implementadas de modo assertivo, é possível gerar bons resultados não só para o seu município. 

Continue acompanhando outras informações relevantes sobre este,  e outros temas aqui em nosso blog!

Related Posts

Deixe um comentário