Blog

Ônibus elétricos: Quais os benefícios e desafios desse tipo de transporte

Quando o assunto é mobilidade urbana, os transportes coletivos se destacam pela praticidade de poderem levar um número muito maior de pessoas, em um espaço mais reduzido. 

No entanto, no quesito sustentabilidade os ônibus que circulam diariamente nos grandes e pequenos municípios, ainda são grandes emissores de poluentes, impactando diretamente de forma negativa o meio ambiente.  

Nesse sentido, os novos modelos de ônibus elétricos tem se tornado o uma alternativa eficaz. E ao longo desta leitura, vamos falar sobre quais são os benefícios e desafios que os ônibus elétricos oferecem aos municípios. 

Quais as vantagens deste tipo de transporte 

De acordo com um levantamento realizado pelo portal Fiquem Sabendo, apenas nos município de São Paulo, os ônibus são responsáveis pela emissão de 3,9 toneladas de CO² na atmosfera todos os dias. O que afeta diretamente a atmosfera, sendo uma das principais causas do aquecimento global. 

Link para a página: http://www.fiquemsabendo.com.br/meio-ambiente/onibus-lancam-39-toneladas-de-gas-carbonico-na-atmosfera-por-dia-em-sp/

Tudo isso acontece em função do tipo de combustível utilizado nos veículos existentes na frota do município, que em grande parte são movidos a diesel. Considerado um dos combustíveis mais poluentes do mundo. 

Este tipo de combustível também é utilizado nas frotas dos ônibus de boa parte dos municípios brasileiros, sendo extremamente danoso ao meio ambiente de forma geral. 

Em contrapartida, os novos modelos de ônibus elétricos não emitem CO². E ainda, cada um dos carros chega a contribuir com a redução de 1,8 toneladas da emissão do dióxido de carbono no meio ambiente ao ano. 

Ou seja, muito mais eficaz no quesito mobilidade urbana e sustentabilidade.   

Exemplos de cidades que já adotaram 

 Alguns municípios brasileiros, já vem adotando de forma gradual ônibus elétricos. E obtendo resultados satisfatórios desde sua implementação. 

Este é o caso de São Paulo que foi um dos primeiros municípios do país a adotar e colocar para circular 3 ônibus dos 15 que foram comprados, para o início do projeto piloto. No estado, Santos e Bauru também adotaram em sua frota. 

Maringá, Brasília, Rio de Janeiro, e outros municípios do pais também começaram a adotar o sistema, implementando o veículo de transporte coletivo movido a eletricidade. 

Quais as vantagens dos ônibus elétricos?

Além de reduzirem a emissão de CO² e serem assim consecutivamente menos poluentes, como já comentamos aqui no artigo. 

O grande diferencial dos novos modelos de ônibus com este sistema são 100% elétricos, em vista dos antigos ônibus conhecidos como “trólebus”, é que o sistema atual possui maior autonomia, podendo circular em diversos pontos do município sem a necessidade cabos específicos. 

Outro ponto importante é que o carregamento das baterias é feito pelo período médio de 4 horas, em geral no período da noite onde os veículos estão parados. Por meio desta recarga o veículo chega a ter autonomia de circular até 250 km,  promovendo maior facilidade de deslocamento ao longo do dia. 

E a energia gerada para alimentar os ônibus elétricos, é produzida a partir de painéis de luz solar instalados pela fabricante, que geram créditos ao município.

Related Posts

Deixe um comentário