Blog

Monitoramento por OCR: Entenda como funciona!

 

Monitorar os veículos que estacionam em vagas públicas de forma eficaz, ainda é um dos grandes desafios de municípios que não contam com um sistema de gestão inteligente de vagas. 

Pois ao anotar manualmente os dados dos veículos que estacionam em vagas públicas, questões como tempo de permanência na vaga, e até mesmo a falta de pagamento do ticket, por exemplo, podem conter informações incorretas e com isso se tornar fonte de prejuízo para os municípios. 

Nesta leitura, vamos abordar sobre o monitoramento por OCR. Uma tecnologia usada no sistema da s2 Parking e que já tem contribuído de forma efetiva com a gestão de estacionamento público em diversos municípios do país.  

O que é OCR?

Optical Character Recognition (OCR), também conhecida como Leitura Automática de Placas (LAP), é uma tecnologia em formato de dispositivo, instalada em um sistema de hardware que captura a placa que se deseja. 

Nos estacionamentos públicos que contam com sistema da s2 Parking, as câmeras espalhadas por diversas regiões do município são dotadas da tecnologia OCR, que transforma a imagem obtida da placa, em um conteúdo legível e editável, de forma automática.

Qual a finalidade do sistema de monitoramento?

O sistema OCR tem como sua principal finalidade, identificar e fotografar placas de carros, indicando a sua localização, com a data e a hora em que o veículo estacionou.

Dessa forma é possível identificar de forma rápida e automatizada, se um veículo não ativou o estacionamento, por exemplo. E assim fazer o envio das informações, para que os agentes de trânsito ou monitores possam fazer a notificação do uso indevido da vaga. 

   

Quais as principais vantagens deste sistema?

A tecnologia OCR, pode contribuir de forma efetiva com o municípios, para que você possa conhecer melhor quais as principais vantagens, listamos a seguir os principais pontos positivos de utilizar este sistema: 

Maior controle: Com a implementação de câmeras com sistema OCR, integrados ao s2 Parking, é possível ter um controle maior dos veículos estacionados em vagas públicas; 

Maior rotatividade das vagas: Dessa forma, caso um veículo esteja estacionado de forma inadequada é possível notificá-lo para que deixe de usar a vaga e para que outro veículo possa estacionar, gerando maior rotatividade das vagas públicas;

Melhora na mobilidade urbana: Com mais veículos revezando nas vagas, há também auxilia na melhoria na mobilidade urbana. Em especial, naquelas regiões do município onde há uma grande fluxo de veículos circulando;  

Melhoria na arrecadação: Outro fator importante, é que com a doação de um sistema de gestão de vagas mais eficiente, é possível ter um aumento na arrecadação sobre os pagamentos de tickets e emissão de avisos de irregularidades;   

Em tempos de distanciamento social 

Em tempos de distanciamento social em função da Covid – 19 (Coronavírus) a tecnologia OCR, é uma solução adequada pois permite identificar quando o veículo estaciona e efetuar cobrança das tarifas automaticamente sem a necessidade de Monitores. 

E através de um sistema informatizado, o motorista pode estacionar e pagar pelo uso da vaga pública através de um aplicativo de forma rápida e eficiente. 

Como obter as soluções da s2 Parking? 

Como você pode ver ao longo deste artigo, monitorar os veículos que estacionam em vagas públicas de forma eficaz, pode ser um grande desafio.

Ainda mais, quando é necessário anotar manualmente os dados dos veículos que estacionam em vagas públicas. Onde informações como tempo de permanência na vaga, e até mesmo a falta de pagamento do ticket, por exemplo, podem acabar sendo anotados de forma incorreta causando prejuízos aos cofres do município. 

Para conhecer mais a respeito do sistema de monitoramento, e obter as soluções completas de gestão de vagas em áreas públicas da S2 Parking, que contam com o sistema OCR de monitoramento,  basta entrar em contato com nossa equipe, das seguintes formas: 

E não deixe de acompanhar outros conteúdos relevantes, continue conferindo os artigos que desenvolvemos aqui em nosso blog. 

Related Posts

Deixe um comentário