Blog

08-08-2019

Exemplos de cidades inteligentes no Brasil

De acordo com dados divulgados no relatório pela Organização Nações Unidas (ONU), atualmente cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas. 

E para os próximos anos a estimativa, é de que haja um crescimento acentuado nesse número. A projeção de crescimento, é de que até 2050 cerca de 66% da população mundial, esteja localizada nas zonas  urbanas. 

Com uma quantidade tão grande de pessoas vivendo,  em áreas urbanas o grande desafios das cidades é : “Como administrar de forma eficiente os municípios”? 

 A fim de garantir essa eficiência e de oferecer uma melhor infraestrutura, sustentabilidade, inovação e tecnologia para a população, o conceito de cidades inteligentes – smart cities– vem sendo cada vez mais adotadas em cidades aqui do Brasil. 

Nesta leitura, vamos mostrar alguns exemplos de soluções eficientes, adotadas em alguns municípios do país que se destacam. 

O Ranking Connected Smart Cities 2018, desenvolvido pela empresa Urban System, em parceria com a empresa Sator, mediu diversos fatores que permitem determinar que uma cidade possui soluções inteligentes.

Entre as 5 cidades mais inteligentes de acordo com o ranking estão: 

E alguns dos  indicadores utilizados, determinar o posicionamento de cada uma das cidades no ranking foram: 

  • Mobilidade e Acessibilidade
  • Urbanismo
  • Meio Ambiente 
  • Energia 
  • Tecnologia e Inovação
  • Saúde 
  • Segurança 
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Governança
  • Economia

Conheça algumas das cidades mais inteligentes do Brasil  
Acompanhe exemplos adotados, por algumas das cidades presentes no ranking:

Curitiba/PR

A primeira no  Ranking Connected Smart Cities 2018, é também uma das cidades se destaca pelos investimentos na área de empreendedorismo, tecnologia e inovação. 

Atualmente o poder público, startups, empreendedores, universidades, atuam juntos a fim de desenvolver soluções eficientes para as principais questões do município, como segurança, saúde, educação, mobilidade urbana e outros, a partir do movimento conhecido como “Vale do Pinhão”. 

Além disso, a cidade conta com  4 Parques tecnológicos e 7 incubadoras de empresas, que ajudam a fomentar o desenvolvimento local.  

São Paulo/SP

Uma das maiores metrópoles do mundo, é 2ª no ranking de cidades inteligentes no país. Apesar dos problemas visíveis, a cidade se destaca pela Mobilidade Urbana, pois aplica sistemas de incentivo de descentralização da cidade. E também a diminuição do adensamento na cidade, em determinados horários e locais como a aplicação do rodízio.  

Outra ponto de destaque, é que a cidade de São Paulo possui a maior infraestrutura de metrôs e trens dos país. Além de contar também com uma malha viária eficiente que permite uma maior conectividade com outros municípios. 

Rio de Janeiro/RJ

O Rio de Janeiro se destaca, nas questões de tecnologia e inovação. Pela qualidade da internet oferecida a população, através da malha de fibra ótica e do sistema de 4G, presente no município, considerado um dos melhores do país.   

Além dos investimentos em centros tecnológicos e de ensino ( como incubadoras e parques tecnológicos).

Santos/SP

Santos além de estar sempre entre as melhores cidades do Brasil para se viver,  também está presente no ranking das cidades mais inteligentes, no quesito urbanismo. 

Pois a cidade possui leis de ocupação dos espaços eficientes. Onde o foco é agregar ainda mais valor ao centro da cidade, antes esquecido, com investimentos em sistemas de segurança, integração do trânsito. 

E se destaca também pela mobilidade urbana, com a implementação de transportes públicos como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). E  transportes alternativos, como bicicletas e patinetes, em parceria com empresas privadas. 

Como você pode perceber ao longo do artigo, existem inúmeros pontos que podem ser aprimorados nos municípios a fim de torná-lo mais eficiente e oferecer uma melhor qualidade de vida aos moradores. Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e aproveite para conhecer outras informações relevantes.     

Related Posts

Deixe um comentário