Blog

20-09-2019
Como adotar ações de educação no trânsito eficientes

Como adotar ações de educação no trânsito eficientes

De acordo com relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada 1 hora 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. 

Embora uma solução específica, que elimine de vez os acidentes de trânsito. É possível adotar medidas de educação no trânsito e de prevenção, que visam  esclarecer aos motoristas a importância de uma condução segura. 

E também contribuem para o esclarecimento do público em geral como pedestres, ciclistas. Para que desta, seja possível contribuir para prevenção de possíveis acidentes e a redução do  alto índice de acidentes que culminam em muitos casos em problemas irreversíveis de saúde ou resultam em vítimas fatais.

Neste artigo, vamos mostrar algumas medidas que estão sendo adotadas pelos municípios, a fim de contribuir com a educação no trânsito.  

Educação do trânsito na escola

Em alguns municípios, por exemplo, promovem semana educativas onde os alunos de diferentes idades aprendem na prática a importância do respeito às leis de trânsito. 

As escolas em parceria com o s agentes de trânsito municipais, fazem simulações sobre como ter um comportamento adequado, tanto como pedestre quanto como futuros motoristas.

Como promover essas medidas na prática 

Na prática, os alunos são orientados sobre a importância do uso do cinto de segurança, sobre utilizar a faixa de pedestre, compreender as cores do semáforo de trânsito. E aprendem também sobre a importância do respeito ao próximo. 

Apesar de bastante jovens, essas lições são de grande relevância para os alunos que estarão melhores preparados para se tornarem cidadãos mais conscientes sobre a importância de manter a segurança no trânsito.   

Ações de orientações aos motoristas

Além das medidas a serem adotadas nas escolas, é fundamental desenvolver campanhas e ações de orientações diretamente aos motoristas. 

Alguns municípios promovem ações permanentes ao longo do ano, a fim de conscientizar os motoristas e prevenir acidentes do trânsito. A cidade de Votuporanga, que possui cerca de 93 mil habitantes e que fica localizada no interior do Estado de São Paulo, é um exemplo disto. 

Uma das campanhas adotadas pelo município,  é conhecida como “4 P- Pare para o pedestre passar”. Em 2017, foram distribuídos, aos motoristas, ciclistas e pedestres cerca de 15 mil itens, incluindo panfletos educativos, bottons, kits informativos. 

Foram implementadas também, placas de orientação em diversos pontos da cidade, a fim de auxiliar nesse processo de educação no trânsito. 

Outras ações que podem ser adotadas 

Além das ações promovidos diretamente pelos  municípios, também é possível adotar outras ações de nível nacional nas cidades, para melhorar o sistema de educação no trânsito. 

Duas medidas que podem ser implementadas, e que geram resultados eficientes aos município são: 

  • Maio amarelo: O maio amarelo (Yellow May),  é um movimento adotado por 27 países, e outras milhares de empresas e municípios apoiadores que tem por objetivo propagar ações e campanhas que ajudem a chamar a atenção para o alto índice de mortes advindo dos acidentes de trânsito.   
  • Semana Nacional do Trânsito:  A Semana Nacional do Trânsito acontece dos dias 18 a 25 de setembro, é uma das diversas ações e medidas adotadas pelo Contran, desenvolvidas com o intuito de conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres.   

A importância de promover um trânsito mais seguro 

Como comentamos ao longo do artigo, a educação no trânsito é de fundamental importância, para  a prevenção de acidentes e para a conscientização da população. 

Com ações implementadas de modo assertivo, é possível gerar bons resultados não só para o seu município. 

Continue acompanhando outras informações relevantes sobre este,  e outros temas aqui em nosso blog!

Related Posts

Deixe um comentário