Blog

05 ações para te ajudar a contribuir com o trânsito

Ter um trânsito mais seguro tanto para pedestres quanto para motoristas é essencial, mas como contribuir com isso?

Esse é o sonho da maioria dos brasileiros que convivem com uma realidade completamente diferente.

Confira neste artigo, dicas básicas que podem ser feitas por qualquer um para ajudar a contribuir com o trânsito, mas lembre-se, é preciso coloca-las em prática!

Por que é necessário contribuir com o trânsito?

No ranking dos países mais violentos no trânsito, o Brasil é o quarto colocado. Os números de ocorrências há anos acendem um sinal de alerta:

  • 1,2 milhão de mortes no trânsito todo ano,
  • além de outras 40 milhões de feridos.
  • Quatrocentas mil vítimas com sequelas e gasto de R$ 56 bilhões aos cofres públicos do País.

Casos que, na maioria das vezes, são provocados por falta de respeito e imprudências de motoristas e pedestres.

Não há dúvida que a educação é o primeiro passo rumo a um trânsito mais seguro. Apenas com algumas ações preventivas no dia a dia é possível evitar multas, acidentes e o principal: mortes.

Dicas que ajudam a contribuir com o trânsito

Que tal tornar-se ainda mais responsável e intensificar as ações neste Maio Amarelo de prevenção contra os acidentes e trânsito?

1 – Nunca dirija sob efeito de álcool

Talvez essa seja a dica mais importante. Não precisa nem dizer que ambos não combinam, não é mesmo? Quando beber, pegue uma carona, peça para alguém dirigir, chame um táxi ou transporte via aplicativo. Lembre-se que o mais importante são as vidas que podem sofrer com o seu risco.

2 – Respeite os limites de velocidade para um trânsito mais seguro

Essa, ao lado da embriaguez ao volante, é uma das infrações mais cometidas pelos motoristas. Independente do dia e do horário, seja o trecho movimentado ou não, respeite sempre a sinalização do local, principalmente de velocidade.

Dirigindo na velocidade indicada, a chance de evitar um acidente em caso de imprevisto é bem maior. Não esqueça ainda dos equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança.

3 – A preferência será sempre do pedestre

Independentemente do local, o pedestre sempre terá preferência sobre os demais veículos. Caso esteja no volante, permita que o mesmo realize a travessia com total segurança. Sinalize a situação também para motoristas mais desatentos.

Caso seja o pedestre, procure atravessar num trecho com trânsito mais seguro. Utilize faixas de pedestres e passarelas.

4 – Sinalize suas ações: dê seta!

Antes de realizar uma conversão ou parada, perceba se os motoristas próximos ao seu veículo estão cientes da sua decisão. De que forma: sinalizando sempre suas ações.

Dê seta antes de fazer qualquer manobra. Se a sinalização do veículo não for suficiente para o motorista próximo perceber, faça manualmente, com as mãos mesmo.

Fique atento ao trânsito: não se distraia falando ao telefone ou utilizando outros dispositivos eletrônicos.

5 – Jamais caia em provocações

Você não está em uma corrida, em uma disputa pelo pódio. Por isso, jamais caia em provocações.

Por mais que o dia tenha sido tenso, você está há horas preso ao congestionamento, discutir com o motorista do lado e querer correr mais do que ele, não são soluções para um trânsito mais seguro.

Bom senso e respeito são primordiais nesta hora.

Depois dessas dicas, eu espero que você possa aplica-las de modo que o tenha contribuições no trânsito da sua cidade.

Outra forma de contribuir com isso é utilizar estacionamentos rotativos, como já dito aqui em nosso blogo, eles possuem grandes benefícios para sua cidade.

Além disso, você sempre pode conhecer nosso sistema online, onde informamos todos os detalhes sobre nosso aplicativo e sua suíte.

Não deixe de conferir mais dicas como esse, assine nossa newslatter e mantenha-se informado sobre melhorias no trânsito da sua cidade!

Related Posts

Deixe um comentário